Resenha: Onde Guardo teu Coração

Livro: Onde Guardo o teu Coração
Autor: Ricardo Furlan
Ano de lançamento:
Gênero: romance, drama, nacional
Páginas: 254

O livro Onde Guardo o Teu Coração é o primeiro publicado pelo autor brasileiro Ricardo Furlan e já teve algumas melhorias desde seu primeiro lançamento até o dia de hoje. Tive a felicidade de conseguir a última edição física, com autógrafo e fotinhas com esse autor tão querido. O livro foi escrito e publicado em 3 meses e veio da realização de um sonho do autor, inspirado pela sua prima. A obra é resultado de seus quase 40 anos como leitor e tem um Q de vida real em cada página.

Nesse romance acompanhamos o drama da vida de Lucilie e Ernestho mas não somente no ponto em que se encontram. Conhecemos suas vidas, seus traumas, dores e sabores que os levaram até o momento em que se conheceram e isso ajuda muito a entender o motivo de algumas atitudes ao longo da história.

Gostaria de dizer que a leitura é leve, mas não é. No começo o livro parece ser um daqueles água com açúcar que aquecem o coração, mas aos poucos vai se tornando cada vez mais profundo e as dores que nossos protagonistas carregam trazem muitos gatilhos, então recomendo ir devagar.

A história aborda temas complexos como dr*g4s, abus* físico e emocional, doenças, fake news, abandono, viol3ncia e muito mais. É muito importante retratarmos dificuldades reais da vida pois muitas pessoas podem se identificar e criar coragem para agir em prol de se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, além de terem algo para aquecer o coração e até mesmo renovar as esperanças de que as coisas podem ficar bem no final. Alguns temas mencionados no livro também serviram como homenagem para pessoas especiais além de alertas para a sociedade como um todo.

Um ponto que, para mim, foi muito engraçado e gostoso é ver que todos os personagens possuem nomes diferentões e eu me identifiquei muito com isso. O autor me disse que fez isso para que ninguém sentisse que estava sendo usado como inspiração para o livro, já que, segundo ele, apenas uma pessoa que conhecia foi retratada. Uma aeromoça e seu nome era Natália, o autor menciona que a mesma ficou muito feliz com a singela homenagem.

Acrescento que os personagens são bem construídos, você consegue sentir a personalidade de cada um deles e muitos acabam nos surpreendendo ao longo do seu amadurecimento (ou não) e da construção dos relacionamentos. A inspiração para eles veio da vida, comentou o autor, onde cada pessoa deixou um pedacinho que inspirou as construções dos personagens de alguma forma.


A leitura foi surpreendentemente positiva e desejo todo o suceso do mundo para esse escritor que acabou virando um amigo querido. Se você quiser saber mais do autor pode se conectar em seu instagram: @ricardo.furlan ou dar uma conferida no seu blog: Café Literário do Furlan

Mas me conta, onde você guarda o seu coração?

Uma resposta para “Resenha: Onde Guardo teu Coração”.

  1. Avatar de
    Anônimo

    Estarei adicionando a minha lista de leitura.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário