
Livro: Exaustão no Topo da Montanha
Autor: Alexandre Coimbra Amaral
Ano de lançamento: 2021
Classificação: 2/5 ⭐
Gênero: prosa poetica, reflexão
Páginas: 192
Hola Chicos!
Esse livro foi um misto de emoções para mim, já que prometeu muito e entregou alguma coisa, mas não do jeito que eu gostaria, já que o livro é escrito em forma de prosa poética. Isso pesou quando vi páginas sem um parágrafo sequer, o que tornou a leitura cansativa e com o aspecto de que não ia pra frente.
Quem narra esse livro é a Exaustão, que apresenta a jornada das pessoas que sobem a sua montanha, como chegam lá e como permanecem e o quanto isso pode ir amargurando e destru1indo uma vida de dentro pra fora. Também fala sobre a descida e o reencontro com a Esperança.
O livro em si traz um tema muito interessante e, como é um personagem narrando, acreditei que poderia ser gostoso o desenrolar dos capítulos. Porém, fica falando e falando e falando sem realmente falar algo durante muitas linhas. Como poeta que usa a prosa poetica, entendo isso, como escritora mais ainda, porém, não é o tipo de narrativa que eu escolheria para um tema tão importante.
Infelizmente tem outros aspectos que não me agradaram o fato de que muitas pessoas que sobem a montanha chamada Exaustão, nem sempre o fazem porque querem mas sim porque são obrigados a fazer.
Nem todo mundo tem as mesmas 24h/dia. Mesmo a Exaustão dizendo que pessoas de todas as classes e gêneros se encontram em seu topo, não mostrou que nem todas vão por livre e espontânea vontade.
Eu li recentemente uma frase que me chocou: privilégio não é aquilo que você alcança, mas o que precisa fazer para chegar lá.
Acredito que isso se encaixa aqui, porque chegar lá pode demandar muito mais de uns do que de outros, e quem tem sede de prosperidade não se deixa abater pelo cansaço.

Deixe um comentário