Recentemente eu li o livro A Exaustão no Topo da Montanha do Alexandre Coimbra Amaral, que me fez refletir muito. Por isso eu trouxe as frases que mais foram impactantes pra mim e compartilho elas com vocês (e algumas, inclusive, com meus comentários).
Nos perdemos da preciosidade do estar. Transformamos o ócio em crime e inventaram a aberração de torná-lo produtivo. Fazer nada virou infração grave. E o fiscal das nossas infrações foi internalizado, a sua voz se misturou à nossa. (Elisama Santos – 22)
E acho que as músicas servem para cantar, mas também para fazer brotar silêncios. (29)
Muito prazer. Meu nome é Exaustão. Não sou uma simples característica dos cansaços alheios. Estou em toda parte, e vejo-me tão presente, universalizada pelos quatro cantos, e viva no grito angustiado que soou em minha alma. (30)
Espero que saiamos ambos transformados desta conversa, da mesma maneira como ocorrem os melhores diálogos. (31)
É porque tenho essa mania de ser invisível, no início e no meio. Só depois de algum tempo é que você percebe o tamanho da minha ocupação. (31)
Portanto, saiba que você não está solitário em sua exaustão. (33)
Hoje vim aqui para relembrar que, mesmo sendo seus motivos para agir os mais nobres, haverá um preço a ser pago. E pode ser que seu corpo, sua alma, seus sentimentos e suas esperanças sejam os lugares nos quais você perceberá o quanto custa fazer o que está fazendo. (35)
Eu sou o contrário, mas não uma antagonista. Eu sou um alerta, e hoje quero fazer desse alerta um apoio. (35)
Independentemente do tipo de ação no mundo, o que quero afirmar, sem medo de estar errado, é que apareço em qualquer trajetória de excessos. (40)
Eu desarrumo, desalinho e desgoverno o seu juízo. (40)
Não há como livrar-se do fardo de ter que fracassar de vez em quando. (45)
Se você não aguenta mais, sua vida merece receber uma reforma; há muito de você soterrado embaixo da carga de afazeres e louros de glória. (46)
Entenda: nem todo mundo que está exausto se sente bem-sucedido. (48)
Quando você começa a romantizar a exaustão, se perde. (49)
O trabalho não existiu para ser infinito, tampouco para ocupar tamanha fatia de energia e do tempo das pessoas. (50)
As pessoas não são frias e desumanas, elas só estão esgotadas. (51)
A alma é inventiva por natureza, e consegue se achar sempre que se vê perdida. (62)
Por isso, ninguém está livre de ser incomodado em suas certezas. (68)
Você não nasceu para ser uma máquina – e, se prestar atenção, verá que até as máquinas têm limitação de desempenho, de acordo com a capacidade do seu “corpo” (hardware) e da sua “mente” (os softwares e aplicativos). As máquinas lhe dão esse recado por meio de bugs, travamentos e perdas de memória. E eleas fazem isso sem o menor sinal de culpa. Você, quando pifa, se sente arrasado por não conseguir manter uma suposta efetividade interminável. (77)
Na verdade, você se transformou no próprio parafuso, sendo apertado (…) pela cultura do desempenho. (80)
Metade de você é Exaustão, e a outra metade é o que ela não pode ocupar. A Exaustão não é vencida pelo descanso, mas pela reinvenção. (115)
Essa forma de vida acelerada provocou a morte das pausas, dos vazios e de muitos silêncios, e tanta rapidez para aprender pode lhe transformar em um ignorante bem vivido, que muito percorre, mas pouco caminha. (117)
E que um dia você seja reconhecido não por aquilo que produz, mas também por aquilo que não consegue ser. (137)
Me conta aí, de qual frase você mais gostou?

Deixe um comentário