Dando continuidade ao estudo do livro Seja a Pessoa Certa no Lugar certo do autor Eduardo Ferraz ele traz os talentos que compõe a nossa personalidade. É importante que a gente tenha um auto conhecimento muito bom para descobrirmos nossos talentos e trabalharmos para desenvolvê-los o melhor possível. Inclusive, ele até mesmo cita no livro de que devemos passar 80% do nosso tempo desenvolvendo os nossos talentos e apenas 20% trabalhando nas nossas fraquezas.
Abaixo deixo uma breve descrição dos talentos que ele traz, já que antes só considerávamos o talento lógico-matemático mas hoje entendemos que devemos ir muito além. O autor nos descreve o que ele considera serem os principais:
Talento artístico-corporal: é a capacidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades artísticas ou corporais.
Talento esportivo: habilidade mecânico-fisiológica para se destacar em esportes competitivos (tem forte componente genético).
Talento relacional: capacidade de interpretar rapidamente o estado de espírito, motivações, intenções e desejos de outras pessoas.
Talento espacial: entender o posicionamento de objetos, desenhar, projetar ou se localizar facilmente, excelente senso de orientação.
Talento linguístico: habilidade de usar a linguagem para se expressar de maneira convincente.
Talento naturalista: analisar fenômenos da natureza com facilidade.
Talento lógico-matemático: atribuído a pessoas com grande habilidade cognitiva, que conseguem chegar rapidamente a conclusões baseadas em dados numéricos e no raciocínio lógico.
Talento executor: habilidade de “colocar a mão na massa”, fazer as mais diferentes tarefas, já que aprendem com facilidade.
Talento empreendedor: nasceram para construir negócios, conseguem integrar diferentes perfis profissionais no mesmo ambiente e extrair o melhor das pessoas.
Talento criativo-intuitivo: antecipar tendências e perceber consequências de ações mercadológicas, gerenciais ou estratégicas antes de qualquer um.
Analise seus talentos com base nesses indicadores:
1. BAIXA: ninguém tem todos os talentos, e esse não é o seu forte.
2. MÉDIA: você provavelmente não se destacará nesse quesito, mas poderá usá-lo como complemento para outros talentos.
3. ALTA: se você tem esse talento em alta escala, deveria procurar profissões em que possa usá-lo na maior parte do tempo.
4. ALTÍSSIMA: mais do que um talento, para você, essa capacidade é um dom. Valerá a pena aprimorar ainda mais essa habilidade para que, se ainda não é,, ela se torne o principal pilar de sua profissão.
E aí, quais você acredita que são os seus talentos?

Deixe um comentário