
Ilustração: Ana Claudia Ferreira (cantinhodaana.uai)
Sempre que eu lanço alguma coisa nova, seja um blog, um post novo ou até mesmo um livro, a primeira pergunta que todos fazem é: mas que horas você dorme?
Acaba sendo um consenso geral da nação de que eu realmente faço muitas coisas como escrever, ler, cuidar de algumas redes sociais, da casa, da saúde e por aí vai. E realmente, há muitos momentos em que eu preciso me lembrar de que o descanso é necessário e sem ele não há o real equilíbrio.
Mas a pergunta que sempre segue a primeira é: como você faz tudo isso? Como você dá conta? O fato é que eu não dou… brincadeiras à parte mas essa é uma grande verdade. Mesmo fazendo muito eu ainda estou longe de conseguir fazer tudo o que eu gostaria.
A única responsável por alcançar meus objetivos sou eu mesma e, tendo isso em vista e um propósito muito forte dentro de mim, só tem uma forma de conseguir fazer esse malabarismo da vida: ORGANIZAÇÃO.

Eu tenho muita dificuldade em lidar com o caos, mesmo sendo escritora essa loucura que envolve o caótico não me apetece e, como consequência, acabei me tornando uma apaixonada pela organização. Descobri que podemos alcançar grandes coisas com isso, segmentando e colocando tudo no seu devido lugar. Além de que organizar o que está do lado de fora ajuda e muito a organizar o que está do lado de dentro e, bem, a mente de um autor é sempre uma grande confusão por si só.
Para começar eu gosto de usar ela, a minha inspiração, a minha queridinha, meu cálice de fogo, meu tesouro… a AGENDA.
Sim, a agenda é a minha principal aliada e me acompanha desde 2012 quando comecei a faculdade, já que desde antes daquela época eu já me virava em milhões. Aqui eu acho extremamente importante ressaltar que uma agenda não precisa, necessariamente, ser como a minha. A agenda pode vir em formato de planner, como calendário, agendas eletrônicas ou até mesmo um papel dobrado no meio. Você precisa encontrar o material que gosta mais porque utilizar uma agenda não é apenas mais uma tarefa no dia, você precisa se apaixonar pelo processo.
Outro ponto importante é que, como eu disse, uso agenda há mais de 10 anos então já me adaptei, mas pode ser que você demore um pouquinho então continue insistindo ainda que não se acostume logo no primeiro ano.
Para usar a sua agenda não se esqueça de que é muito importante dividir ela em duas partes: compromissos e tarefas. Ou seja, você pode usar a folha do dia para colocar, por exemplo, na parte de cima os seus compromissos (com horário e local se possível) e na parte de baixo as suas atividades. Aqui a criatividade é sua, no meu caso eu gosto de colocar tudo o que preciso fazer no dia na ordem em que eu gostaria de executar, assim fica mais fácil de montar meu dia. Mas você pode colocar como preferir.
Tem muitas pessoas que se desesperam ao ver uma lista de tarefas, já eu acho incrível ir marcando “concluído” em cada uma das etapas. E se não foi possível fazer tudo no dia, deixo para o dia seguinte uma nova estratégia de organização do tempo.
Para separar seus compromissos e atividades em anuais, mensais, semanais e diárias você pode usar e abusar das cores e post-its.

Por exemplo, pagar as contas (discrimine uma a uma) pode ser uma tarefa mensal, já lavar os sapatos anual, mas brincar com seus pets diário. Categorizar para organizar é sempre uma boa medida.
E aqui uma dica extra: MATRIZ DE EISENHOWER.
De forma simples ela nos ensina a dividir suas atividades em 4 quadrantes. Uma linha horizontal determina a urgência e uma vertical a importância. Como eu disse lá no começo, nem sempre conseguiremos fazer tudo, por isso é bom sabermos delegar. Não há vergonha alguma em pedir ajuda, lembre-se disso.
Ah, não se esqueça de separar um espaço na sua agenda para o descanso e imprevistos. Vai por mim, isso é ouro.
Para finalizar gostaria de lembrar que se não cuidarmos da nossa agenda nós mesmos, a vida vai se encarregar de fazer isso por nós, então melhor ficarmos à frente disso não?
Espero que tenham gostado das dicas e estou ansiosa para saber como vocês se organizam. Me conta aí!

Deixe um comentário