
Recentemente acompanhei uma postagem da Forbes que dizia: “Para avançar fique firme sob quaisquer circunstâncias” – uma frase do B. C. Forbes e me chamou a atenção o quão impactante essa frase pode ser. Mas, por quê?
Há anos atrás eu escutei algo que mudaria a forma como eu encararia a vida e estava totalmente relacionado com esse pensamento.
Na época o Marcelo Bigardo (autor brasileiro) disse o seguinte: “saiba a diferença de ser persistente e de ser teimoso”.
Isso ficou na minha cabeça porque sabemos a diferença, que um leva a resiliência e o outro à frustração mas ainda sim como aplicar isso no dia a dia? Foi aí que eu entendi que muitas vezes não é errado você pular do navio antes que ele afunde, que na verdade é extremamente sábio saber quando desistir e quando descansar já que uma coisa não anula a outra.
Para entendermos dentro do contexto sabemos que existem diversas portas diante de nós na vida. Ali estão nossos sonhos, objetivos, visões e por muitas vezes ficamos parados batendo e batendo e batendo… E o bater da porta são todos os cursos que fazemos, as terapias, os relacionamentos com os outros e com o nosso interior que vamos construindo e depois de um tempo tentamos abrir a porta. Às vezes ela abra e às vezes não e quando nos deparamos com a segunda opção algumas pessoas param e vão buscar outra porta enquanto outras continuam ali.
O ponto é que precisamos ter muita sabedoria diante da vida e das inúmeras portas que se apresentam para saber se elas realmente são para nós! Porque não tem problema algum você não conseguir abrir de primeira e continuar batendo SE ESSA FOR A PORTA CERTA PARA VOCÊ! Isso é persistência.
Agora ficar batendo numa porta e tentando abrir quando você já descobriu que ela não te serve, isso se chama TEIMOSIA e só vai te levar à frustração porque ela NÃO VAI ABRIR e ainda que isso aconteça você vai perceber que não era o que você esperava e vai acabar saindo decepcionado.
Como todo mundo eu também tenho diversas portas no meu caminho (e confesso que às vezes até mesmo janelas) e tudo mudou quando comecei a parar de perder tempo batendo em todas elas e comecei a investir em sabedoria para reconhecer quais delas realmente eram para mim e me levariam ao melhor caminho. Isso tem me poupado muito tempo, esforço e energia, que aproveito para redirecionar a outras coisas.
Agora você entende porque ter entendimento disso foi tão transformador?
Espero que você também aprenda que não há vergonha em desistir, mas saiba reconhecer quando só precisamos descansar.
Quais portas estão diantes de você hoje?

Deixe um comentário